O mundo está mudando. E com essa mudança se fazem necessários ajustes em todos os âmbitos, e não seria diferente na Educação: o Novo Ensino Médio, que já não é novidade, foi anunciado em 2017. Essa reformulação prevê três importantes mudanças:
– O aluno poderá eleger parte das disciplinas;
– A carga horária mínima aumentará de 2400 para 3000 horas;
– Um olhar mais voltado ao mercado de trabalho, com a probabilidade de o aluno seguir uma formação técnica.
O CSVP, a partir de muitos estudos, pesquisas e reflexões, de acordo com os pressupostos legais da Lei n° 13.415/2017 e norteados pelos princípios do nosso PPP (Projeto Político-Pedagógico), tem um currículo pensado para a etapa final da Educação Básica. O objetivo principal é oferecer aos nossos estudantes do Ensino Médio o desenvolvimento de competências e o ensino de habilidades essenciais à efetivação dos processos cognitivo, social e emocional, tendo um olhar fixo na evolução humana, ajudando a torná-los agentes de transformação social.
Como tem sido a implementação no CSVP
Desde o início deste ano letivo, a implementação da concepção de Ensino Médio para os alunos do 1º EM tem sido um momento de descobertas, possibilitando o desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade de educação, fato que impulsiona os educadores à formação continuada, à elaboração de materiais de apoio, à avaliação como meio de comunicação e a oferta de uma infraestrutura adequada. Todo esse investimento pedagógico visa garantir aos nossos estudantes um bom acesso às aprendizagens essenciais, tendo como base as 10 competências gerais dedicadas à Educação Básica.
O trabalho dos educadores
Como dissemos anteriormente, os educadores têm papel fundamental nessa implementação, o que requer deles a construção dos organizadores curriculares das quatro áreas do conhecimento da Formação Geral Básica (FGB). As trilhas pedagógicas serão percorridas e as abordagens pedagógicas serão empregadas nos percursos propostos, priorizando aquelas que sejam mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, além de dar ênfase à importância das culturas juvenis, da diversidade e da singularidade de cada estudante.
O modelo adotado
Postamos em um modelo diversificado e flexível, mais atrativo e fruitivo, o qual é comum a todos os estudantes, com carga horária de 1.800 horas. Outro modelo adotado é o Itinerários Formativos (IF), com possibilidade de escolhas e com carga horária de 1.980 horas.
E seguindo os eixos estruturantes do IF – investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção cultural e empreendedorismo – o CSVP oferece os seguintes itinerários:
– Formação Humana: em que se pretende ajudar a formar um ser crítico e consciente do seu papel, ressaltando a integralidade do ser e pensar de cada indivíduo no mundo, na construção de um projeto de vida e de sociedade consoantes com as virtudes vicentinas;
– Extensão do Ensino Médio: desenvolvida na forma de projetos, com preponderância no processo e não no produto, de modo que o currículo se constitua em uma possibilidade de materialização da prática social e, assim, estabelecer uma aliança plena entre a teoria e a prática, a ciência e a arte, a fim de conhecer as ciências, humanidades e tecnologias, adaptando o estudante às mudanças da sociedade, das tecnologias e do mercado, além de estar pronto para avaliar e utilizar criticamente as informações;
– Linguagens e Ciências Humanas/Matemática e Ciências da Natureza: em que se pretende aprofundar os conhecimentos dos estudantes em temas de sua preferência, com objetivos pessoais ou de preparação para o mercado de trabalho.