OBJETIVOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL I E II NO CSVP

OBJETIVOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL I E II NO CSVP

Tradição, excelência e valores se unem no Colégio São Vicente de Paulo. A partir desses pilares, reconhecemos a importância dos Ensinos Fundamental I e II como etapas essenciais no processo de formação acadêmica e integral dos alunos. Com uma abordagem pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), priorizamos competências essenciais para a vida cotidiana, cidadania e realização profissional, valorizando a inclusão, o respeito e oferecendo e defendendo uma educação de qualidade para todos.

Desenvolvemos habilidades socioemocionais, promovendo o crescimento pessoal com o com vistas a colaborar na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Com base nessa compreensão, nossos programas educacionais foram minuciosamente elaborados para garantir uma educação de qualidade, focada na construção de conhecimento e formação integral.

FUNDAMENTAL I – Promovendo a Construção de Conhecimento e a Formação Integral

Nesse segmento escolar, é essencial que as experiências vivenciadas na Educação Infantil sejam progressivamente sistematizadas, acompanhadas do desenvolvimento de novas formas de interação com o mundo, da capacidade de formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, refutá-las e elaborar conclusões. Buscamos uma atitude ativa na construção do conhecimento por parte dos(as)estudantes.

• Diferenciais

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, nosso foco pedagógico está na alfabetização, proporcionando amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética, de forma integrada ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita, além de participarem de práticas diversificadas de letramento. Em seguida, iniciamos um processo de aprendizagem que prioriza tanto a excelência acadêmica quanto a formação integral dos alunos. Valorizamos atividades que buscam conhecer, vivenciar, analisar, refletir e agir sobre a realidade, estimulando a autonomia, a criatividade e a construção da autoconfiança, autoestima e diversas formas de expressão autoral. Também enfatizamos a compreensão das normas e o interesse pela vida social, garantindo uma trajetória contínua de aprendizado entre as duas fases do Ensino Fundamental, a fim de promover uma maior integração entre elas. O CSVP tem o compromisso de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, incentivando o protagonismo do(a) estudante em sua própria aprendizagem, de modo que enfrentem os desafios acadêmicos e pessoais, capacitando-os a se tornarem cidadãos ativos, críticos e responsáveis, prontos para contribuir positivamente para a sociedade.

FUNDAMENTAL II – Promovendo a Reflexão, Autonomia e Participação Ativa

No segmento escolar em questão, é fundamental resgatar e dar novos significados às aprendizagens adquiridas nos anos iniciais, levando em consideração as diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é aprofundar e expandir o repertório dos alunos, fortalecendo sua autonomia e fornecendo-lhes as condições e ferramentas necessárias para acessar e interagir criticamente com diversas fontes de informação e conhecimento. Dessa forma, buscamos estimular cada vez mais a reflexão e a análise detalhada, com o intuito de promover uma atitude crítica em relação aos conteúdos e à multiplicidade de recursos midiáticos e digitais disponíveis. Valorizamos a incorporação das novas linguagens e suas formas de funcionamento, motivando o desvendamento das possibilidades de comunicação, bem como a conscientização sobre potenciais manipulações. Nosso objetivo é educar os(as) estudantes para uma utilização mais democrática das tecnologias e para uma participação consciente na cultura digital.

• Diferenciais

O CSVP tem como objetivo contribuir para a construção do projeto de vida dos alunos, por meio de um processo reflexivo sobre suas aspirações futuras e do planejamento de ações que os levem a alcançar seus objetivos pessoais e sociais. Para tanto, nossa grade curricular é enriquecida com uma variedade de atividades que estimulam o desenvolvimento dos estudantes em diferentes graus e níveis, promovendo sua autonomia e compromisso com o crescimento humano. À medida que o Ensino Médio se aproxima, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental são incentivados a compreender o encerramento de um ciclo e a considerar o início de uma nova etapa escolar. Nessa fase, eles têm a oportunidade de entrar em contato com disciplinas como Física e Química, que são apresentadas de forma distinta. Também são introduzidos ao Design Thinking, uma ferramenta colaborativa para a resolução de problemas, por meio das agências de criação. Para mais, participam de avaliações diagnósticas e de atividades coletivas promovidas tanto pela escola como pelo Grêmio dos Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Aqui no CSVP, valorizamos a jornada educacional de nossos alunos, fortalecendo sua reflexão, autonomia e engajamento ativo. Objetivamos auxiliar cada estudante a encarar desafios do futuro, alicerçados em bases sólidas de formação acadêmica e pessoal, conscientes de que é possível se tornar um agente de transformação social.

Autor: Comunitaria
Publicado há 1 ano

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Colégio São Vicente de Paulo e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...