Colégio São Vicente de Paulo – 31 de Agosto de 2023
No início desta semana, o Colégio São Vicente de Paulo deu mais um passo significativo em direção à excelência educacional, promovendo um ciclo de aprimoramento contínuo para sua equipe pedagógica. A iniciativa, que ocorreu ao longo de toda a semana, teve como foco enriquecer as competências e conhecimentos dos professores, com o objetivo de aprimorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.
Seguindo uma abordagem inovadora, o coordenador acadêmico do Colégio, André Chaves, destacou a importância da formação permanente dos professores. Segundo ele, o processo de aprendizagem não se encerra com a graduação, uma vez que a realidade escolar apresenta desafios constantes que demandam atualização e adaptação.
“Nunca temos nossa formação concluída, pois ao sair da universidade, adquirimos um conjunto de conhecimentos que nem sempre englobam as complexidades do cotidiano escolar. Por isso, promovemos reuniões de formação permanente, que visam a complementar essa formação acadêmica, abordando demandas identificadas na rotina escolar e antecipando possíveis situações”, destacou André.
As reuniões, que ocorrem regularmente, agrupam os professores por áreas de conhecimento ou disciplina, proporcionando uma abordagem verticalizada. Durante esses encontros, os educadores têm a oportunidade de discutir questões específicas de suas disciplinas, desde os anos iniciais até o Ensino Médio.
Além das reuniões, o CSVP também promove encontros quinzenais com uma abordagem mais horizontal, nos quais os educadores discutem problemas e desafios específicos de cada segmento. Com uma estrutura que abrange quatro segmentos distintos, o Colégio São Vicente busca alinhar estratégias que atendam às necessidades de cada grupo de estudantes.
No evento dessa semana, as atividades foram divididas por áreas de conhecimento. A equipe de Língua Portuguesa abordou estratégias de ensino para alunos em situações de inclusão, como dislexia e TDAH. As Ciências Humanas exploraram a tese de doutorado de um dos educadores, o professor Luiz Gauí, que desenvolveu um projeto de formação de professores em regiões de menor poder aquisitivo. A equipe de Inglês se debruçou sobre as dificuldades de aprendizado enfrentadas por alunos sem conhecimento prévio da língua, enquanto as áreas de Arte e Música discutiram atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. A equipe de Ensino Religioso trabalhou no planejamento do ano letivo, buscando formas de oferecer uma educação integrada e significativa.
André enfatizou a importância de fomentar um ambiente de reflexão entre os educadores. “O papel do professor está em constante evolução. Precisamos provocá-los a refletir sobre suas práticas para que possam se adaptar a essa nova abordagem de ensino, onde a transformação de informações em conhecimento é fundamental. A formação continuada não só valoriza nossa equipe pedagógica, mas também impacta diretamente na qualidade da aprendizagem dos estudantes”, ressaltou.
O professor Luiz Gauí, responsável por uma das apresentações, compartilhou sua tese de doutorado, a qual analisou a formação continuada de professores a partir de um projeto do Colégio realizado há uma década. A pesquisa evidenciou que a formação não apenas aprimora as práticas pedagógicas, mas também fortalece a atuação coletiva dos educadores, gerando um impacto duradouro na comunidade.
O Colégio São Vicente de Paulo reforça seu compromisso com a educação de qualidade, investindo constantemente no desenvolvimento profissional de sua equipe pedagógica. A busca pela excelência não se traduz apenas em números, mas sim em educadores capacitados e comprometidos em transformar vidas por meio do conhecimento.