Competências socioemocionais: a sua importância para o desenvolvimento integral

Competências socioemocionais: a sua importância para o desenvolvimento integral

O CSVP acredita que as mudanças presentes em nosso cotidiano impactam diretamente na vida escolar dos(as) estudantes. Por isso, são necessárias abordagens e práticas de competências não cognitivas, ou seja, aquelas em que não há a necessidade de se ter uma bagagem de conhecimento acadêmico para que possam ser desenvolvidas.

Em nosso Colégio, por meio da prática dessas competências, podemos ver refletidos nos alunos e nas alunas a autonomia, o pensamento crítico, o protagonismo (em relação à sua aprendizagem e em outras dimensões) e atuamos como facilitadores, ajudando-os no processo de formação enquanto agentes de transformação social.

Além disso, no processo de desenvolvimento, dedicamo-nos a fortalecer o trabalho em equipe, a resiliência, a relação com o outro e, é claro, a criatividade.

Afinal, qual a importância de se desenvolverem as competências socioemocionais?

Como bem já salientamos, as competências socioemocionais dizem respeito ao desenvolvimento comportamental e relacional dos(as) estudantes ou de qualquer pessoa. Nas práticas pedagógicas, essas competências podem se manifestar nas mais diversas formas, indo ao encontro dos pilares da educação para o nosso século, tais como:

Podemos dizer que a importância de se desenvolverem as competências socioemocionais está na ação de se colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para manejar emoções, alcançar voos promissores, demonstrar empatia e tomar decisões de maneira responsável.

E o que a BNCC fala sobre elas?

Bom, a BNCC propõe que essas competências sejam priorizadas em sala de aula pelos educadores, a fim de potencializar o desempenho escolar dos alunos e das alunas. Dessa forma, a rotina escolar muda e passamos a ter uma prática pedagógica que contribui para a valorização de atividades multidisciplinares e o exercício tão necessário da escuta ativa, da empatia e do respeito ao outro.

A prática no CSVP

Para nós, tudo aqui apresentado permite que crianças e jovens convivam satisfatoriamente com seus próprios sentimentos e emoções, fortalecendo suas relações sociais e exercitando suas competências para além da dimensão cognitiva e da performance acadêmica. O processo de formação integral do indivíduo, contemplado em nosso Projeto Político-Pedagógico, estende-se à ajuda na formação de pessoas inteiras, integradas e íntegras, assumidamente inconclusas. Livres, múltiplas, interdependentes e críticas diante das diversas culturas em que estão mergulhadas e atuantes. Abertas ao diálogo, ao diferente e às diferenças. Justas, equânimes e fraternas.

Autor: Comunitaria
Publicado há 2 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Colégio São Vicente de Paulo e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...