Aos 63 anos de vida, o Colégio São Vicente de Paulo se mantém no caminho que começou a trilhar desde a chegada dos irmãos vicentinos à cidade do Rio de Janeiro, na década de 1960, quando fundaram, no bairro de Botafogo, a sede da Província Brasileira da Congregação da Missão, mantenedora do Colégio.
De lá para cá, os valores vicentinos de educação e sociedade seguem inalterados, com os ensinamentos de seu patrono servindo como inspiração no dia a dia da instituição.
FONTE INSPIRADORA
O Colégio Caraça, localizado na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, e que funcionou anexo ao Santuário de mesmo nome, é considerado berço da cultura mineira e santuário das ciências, da preservação dos recursos naturais e da formação religiosa por meio dos milhares de alunos que por lá passaram, deixando um legado de virtudes que até hoje servem como referência para o Colégio São Vicente de Paulo.
DE BOTAFOGO AO COSME VELHO
Atualmente, o CSVP está localizado uma quadra abaixo da estação do trem que dá acesso ao Corcovado, dia e noite sob a proteção dos braços abertos do Cristo Redentor. Mas nem sempre foi assim…
De origem ligada ao primeiro Colégio Vicentino Lazarista, fundado no Brasil no século 19, começou as atividades em março de 1959, com sede em Botafogo. Porém, com a mentalidade de evolução constante, foi encontrado um terreno em meio a muito verde no bairro do Cosme Velho, que se tornou o novo local da Congregação e, posteriormente, do Colégio.
O prédio foi considerado, na época, um projeto moderno e arrojado, e foi construído em apenas 2 anos. Com o pátio ainda em obras, o CSVP abriu suas portas, recebendo 350 alunos. Porém, a inauguração oficial só ocorreu 4 meses depois, no dia 19 de julho, marcando o “jeitão vicentino de ser”, que mudaria para sempre a história da educação carioca.
PIONEIRISMO E REFERÊNCIA
O CSVP foi o primeiro a aceitar a entrada de meninas e a priorizar a igualdade de gêneros, o que ainda pode ser visto no dia a dia do colégio.
VALORES VICENTINOS
Os Valores Vicentinos mostram a visão de mundo, de ser humano, sociedade, educação e escola, buscando ser um espaço de contracultura, de realização do ainda não visto, mas possível: a utopia.
Tudo isso torna-se realidade por meio do Projeto Político-Pedagógico, que prima pela integração de todos os setores do Colégio, buscando uma construção coletiva a partir de olhares múltiplos sobre os desafios da educação e da formação humana.
Dentro de uma perspectiva, nossa missão tem por finalidade ajudar a formar Agentes de Transformação Social, a partir de uma visão que fomente uma cultura institucional de atenção ao outro, à natureza, a si e ao transcendente, seguindo as necessidades pessoais e coletivas, com base nos valores e virtudes vicentinos.
Integração e participação com a dignidade humana, respeito à natureza, tolerância com o diverso, construção responsável da autonomia, olhar cuidadoso com as habilidades e competências e uma formação integral e livre de cada membro da comunidade: esse é o foco que nos guia, desde 1959.