A arte é ao mesmo tempo expressão cultural e linguagem. No Ateliê de Arte iremos trabalhar alguns aspectos da arte:
Arte como expressão cultural.
Percepção do tempo histórico através da arte.
Desenvolvimento da linguagem pessoal do aluno.
Reflexão sobre os tempos atuais e agregar as mídias como ferramenta criativa.
Nessa faixa etária, de 8 a 10 anos, as crianças já compreendem que o tempo vai além de ontem, hoje e amanhã. Elas sentem uma grande curiosidade pelos povos antigos, seus hábitos, culturas, crenças e mitos. No Ateliê de Arte fazemos uma viagem no tempo através dos contos e personagens mitológicos ampliando a noção de tempo histórico. Durante as aulas, são oferecidos materiais diferentes para que o aluno possa escolher o material que deseja trabalhar e assim favorecer o fortalecimento da autoconfiança, autoria, identidade e desenvolver um percurso artístico próprio.
A viagem no tempo nos remete aos dias atuais onde somos assolados por várias mídias com informações, imagens e muitas vezes com mensagens subliminares. As crianças ficam expostas a essa linguagem como meras consumidoras sem nenhum protagonismo criativo e/ou crítico. No ateliê desenvolvemos as produções coletivas usando as mídias atuais como ferramentas para expressão da linguagem visual.
Finalidade do Curso
O Ateliê destina-se a: Desenvolver e estimular a imaginação, a criatividade, a auto expressão; valorizar o estilo artístico de cada aluno e promover trabalhos coletivos que interajam com outras formas artísticas como sonoplastia, fotografia, animação stop motion.
Promover pesquisas sobre a história de várias culturas através da expressão artística e conhecer percursos criativos e obras de outros artistas ampliando o repertório técnico e cultural das crianças.
Compreender que a arte é um reflexo de uma cultura conectada ao tempo e ao espaço onde ela acontece. Percebendo hábitos e costumes das várias civilizações. Identificar e se identificar com influências culturais nos tempos atuais.
Compreender e saber fazer uso da linguagem visual, criar possibilidades de leituras, releituras, interpretações e criação de outras histórias e novos contextos.